Câncer Familial

Quando se fala de câncer hereditário, os especialistas fazem referência à predisposição a sofrer a enfermidade no caso de que o pai ou a mãe sofram um determinado tipo de tumor. Mas isso não significa que a pessoa esteja condenada a ter a afecção.

Existem muitos tipos de câncer, e em alguns deles há uma relação clara com fatores ambientais, como o câncer de pulmão e o hábito de fumar, ou o câncer de pele e a exposição excessiva ao sol. Outros, ao contrário, estão vinculados a questões hereditárias. No caso do câncer de mama, por exemplo, as filhas de mulheres que sofreram dela têm maior predisposição a tê-lo.

Em geral o câncer não é hereditário. Aproximadamente 15% dos cânceres são hereditários. No entanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação dos carcinógenos ambientais, o que explica por que algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

Histórico Familiar - Descreva a história de sua família do lado Paterno e Materno, separados, colocando o máximo de detalhes possível como: data de nascimento, idade dos membros, idade que adoeceu e a doença, se houve óbito, a causa e a idade, filhos, primos, entre outros.

É importante que as informações sejam certas e detalhadas, pois é através de sua história familiar que podemos te ajudar (em algumas situações de duvidas solicitamos apresentação de exames comprovatório de familiares).

Registre em cada geração: Nome, idade, doença (se existir), se houve óbito (idade e causa)

Lembre-se: existem muitas causas para o câncer, apenas 10% são herdadas. Por isso, cuide da alimentação, exercite-se, não fume e procure ajuda médica quando algo não estiver indo bem!

Quem deve participar? A ACCCOM oferece acolhimento, avaliação e tratamento aos indivíduos afetados por tumores com características hereditárias e suas famílias, bem como para aqueles que possuem um risco aumentado de desenvolverem tal patologia. Este trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional composta por médico, psicóloga, enfermeira e outros profissionais são solicitados quando necessário. Esta equipe também atua excluindo dúvidas e preocupações relacionadas ao risco de incidência de tumores.

Os fatores de atenção para a triagem do programa são: a história familiar de tumores, a idade de ocorrência desses e a história pessoal de cada paciente. Estas informações são de grande importância para o diagnóstico que visa a prevenção da ocorrência e detecção precoce da patologia oncológica.

Para que você possa avaliar a possibilidade de sua inclusão no programa, faça o teste abaixo:

O Controle de Câncer Hereditário pode ajudar o meu caso ou o caso de minha família? Se você responder sim a pelo menos uma das questões abaixo, o CONTROLE DO CÂNCER HEREDITÁRIO pode ser importante.

1 – Algum caso de câncer em idade jovem, abaixo dos 50 anos, foi diagnosticado em um membro próximo de sua família ou em você?

2 – Você tem dois ou mais parentes com o mesmo tipo de tumor diagnosticado? Caso sim, estes tumores ocorreram em mais de uma geração, por exemplo, mãe e filha?

3 – Alguém de sua família apresentou mais de um tipo de câncer?

4 – Alguém de sua família foi diagnosticado com tumores bilaterais (dos dois lados) em órgãos como mamas, rins ou ovários?

5 – Você tem alguém em sua família com alguma mutação genética conhecida?

Dinâmica do CENTRO DE CONTROLE DO CÂNCER HEREDITÁRIO- ACCCOM: Abaixo, algumas questões que o aconselhamento hereditário esclarecerá para você:

1 – A informação que receberei no aconselhamento hereditário me auxiliará no diagnóstico precoce e prevenção de câncer hereditário em minha família?

2 – Se eu apresento alto risco de desenvolvimento de câncer, qual o risco que meus filhos e minha família apresentam?

3 – Estas informações que eu der sobre eu e meus familiares serão confidenciais?

4 – Como é realizado o acolhimento?

5 – Quais as informações que devo ter na primeira consulta?

6 – É feita uma primeira consulta, realizada pela enfermagem, onde serão abordadas informações referentes à sua saúde, seus hábitos e serão levantadas informações sobre seus familiares de primeiro e segundo graus (pais, irmãos, tios, primos e avós).

7 – Se você tiver interesse em compreender melhor o seu histórico familiar ou entender o risco hereditário para desenvolvimento de tumores, agende uma consulta para esclarecimentos.

Importante trazer o maior número de informações sobre os cânceres de sua família, como: exames, laudo de anatomopatológicos, relatório médico, atestados de óbito.