Fisioterapia


É uma forma de tratamento que dispõe das mais variadas técnicas e métodos, sendo elas manuais, físicas, exercícios terapêuticos, dentre outros. Através destas técnicas e métodos a Fisioterapia procura recuperar as necessidades específicas dos pacientes, atuando em diversas patologias.

Por muito tempo, a grande preocupação da equipe médica em relação ao câncer era a sobrevivência dos pacientes. Porém, esta maneira de pensar mudou, ou seja, o foco passou a ser também a qualidade de vida que o paciente vai ter durante e após o tratamento oncológico, daí a importância da Fisioterapia Oncológica.

A Fisioterapia Oncológica atua tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório de uma cirurgia de câncer, como também durante todo o tratamento ao qual o paciente é submetido. Ela é fundamental no tratamento do paciente com diagnóstico de câncer ao oferecer acompanhamento às diversas alterações que podem ocorrer e diante de muitos comprometimentos que se apresentam, tais como: edema de membros, alterações musculares, constipação, alterações neurológicas ou respiratórias, dores musculares por disfunções posturais, dores teciduais e cicatriciais e dores tendinosas e articulares, alterações ósseas, alterações circulatórias (flebites, linfangites, alterações linfáticas) e alterações vasculares em membro superior após aplicação da quimioterapia.

O tratamento fisioterapêutico também é importante durante as fases de quimioterapia e radioterapia. A atenção está focada no processo de sensibilidade do Sistema Imunológico. No caso do câncer de mama, o grande problema é o esvaziamento ganglionar, ou seja, a retirada dos gânglios linfáticos existentes na axila. Isso dificulta a movimentação do braço, principalmente nos movimentos de abertura lateral. O tratamento auxilia na recuperação e na prevenção dos distúrbios linfáticos.

A Fisioterapia Oncológica não se preocupa apenas com o local afetado pelo câncer, mas com a repercussão do problema em todo o organismo da pessoa, visualizando o paciente como um todo, além da sua autoestima, de seu sentimento e sua qualidade de vida. A principal meta da Fisioterapia Oncológica é mostrar ao paciente a necessidade de retomar as atividades diárias e oferecer a ele condições para isso, garantindo uma melhor qualidade de vida.


TRATAMENTO ESPECIALIZADO

Dentre os procedimentos Fisioterapêuticos que podem ser empregados na fisioterapia oncológica, destacamos:

- Drenagem linfática manual e enfaixamento compressivo;

- Exercícios respiratórios: visando melhora pulmonar e higiene brônquica (retirada de secreções);

- Reabilitação motora e respiratória;

- Reabilitação de assoalho pélvico: em disfunções urológicas devido a Câncer de próstata;

- Orientações a familiares e cuidadores: visando um enfoque global do paciente, garantindo melhores resultados;

- Atendimentos em grupo;

- Readaptação domiciliar: com o intuito de facilitar o deslocamento e AVD´s (atividades de vida diária).


PROJETO FISIOMAMA

O Projeto Fisiomama foi criado na ACCCOM em 2008 para atender a mulheres portadoras de Câncer de Mama que estiveram e/ou estão em tratamento oncológico no Hospital do Câncer do Centro-Oeste de Minas.

O grupo de convivência acolhe, semanalmente, mulheres com diagnóstico de Câncer de Mama, em qualquer fase de tratamento oncológico. As pacientes que passaram por procedimento cirúrgico são inclusas após o 10° dia de pós-operatório.

Além de uma conversa agradável e direcionada, são realizados exercícios, alongamentos, a auto drenagem, exercícios de relaxamento e autoimagem corporal. O grupo é finalizado com um café, que muitas vezes são as próprias pacientes que preparam.

De acordo com as dúvidas que surgem no grupo, são realizados seminários de atenção a mulheres com câncer de mama e prevenção do mesmo, com orientações e cuidados que elas devem ter após a cirurgia, assim como dicas de atividades, posturas e adequações de atividades de vida diária. Na maioria dos eventos e comemorações da instituição, o grupo se organiza para fazer apresentações, assim interagem e trabalham autoestima, superação entre outros pontos.


DICAS BÁSICAS PARA PREVENIR E CONTROLAR O LINFEDEMA CRÔNICO

O sistema linfático é um “exército” protetor do organismo contra infecções e doenças; os linfonodos são os soldados. Na cirurgia do câncer de mama (seja ela qual for), os linfonodos da axila são retirados para sabermos se algum “soldado” foi atingido pela doença e com isso a defesa orgânica do braço do lado operado fica diminuída. Caso haja algum corte ou trauma, poderá aparecer o linfedema (inchaço). Após a cirurgia da mama você deverá ser orientada sobre os cuidados com a pele e o braço do lado operado a fim de evitar o aparecimento de linfedema (inchaço). Saiba o que fazer em relação à sua vida doméstica, profissional e de lazer, sem que isso altere o seu dia a dia. Não se sinta incapaz fisicamente, apenas, vá com calma.

O braço do lado em que a cirurgia foi feita deve ser poupado de:

- Injeções ou coleta de sangue para exames;

- Medição de pressão arterial;

- Carregar peso excessivo;

- Ferimentos e traumas;

- Exposição prolongada ao sol sem uso de filtros ou bloqueadores solares.

O braço do lado operado requer alguns cuidados permanentes:

- Não use anéis, relógios e pulseiras apertados;

- Não vista roupas justas ou com elásticos que possam dificultar a circulação;

- Não use bolsa tiracolo no ombro do lado em que foi feita a cirurgia.

Como prevenir infecções e queimaduras: Com a remoção de gânglios linfáticos, a circulação da linfa no braço afetado torna-se mais difícil, portanto, mais suscetível a infecções. Para preveni-las, siga as recomendações que seguem:

- Não corte as cutículas, mas empurre-as delicadamente com espátula.

- Pinte as unhas à vontade;

- Use somente barbeador elétrico para depilar a axila do braço afetado.

- Não use lâmina de barbear, cera ou creme depilatório (limpe o barbeador antes e após cada uso);

- Use somente desodorante sem perfume, indicado pelo seu médico;

- Previna-se contra picadas de insetos (peça orientação sobre repelentes ao seu médico);

- Use luva antitérmica, própria para cozinhar, quando mexer em panelas quentes ou manipular alimentos que estão no forno (convencional ou micro-ondas) enquanto estiverem quentes, assim como quando mexer em lareira, churrasqueira acesa;

- Evite picadas de agulhas ou alfinetes: quando costurar ou bordar, use um dedal;

- Para evitar que a pele resseque, formando micro rachaduras, hidrate a pele do braço e da mão, usando creme ou loção sem perfume, várias vezes ao dia;

- Use luvas de borracha para mexer com tintas ou materiais tóxicos, para realizar trabalhos de jardinagem, lidar com animais domésticos (evite arranhaduras), lavar louça, roupa ou usar esponja de aço.

- Caso você se corte ou se machuque, imediatamente e lave o local com água e sabão.

Peça ajuda, divida o prazer de cozinhar ou de jardinar com alguém que você goste. A comida vai ficar mais gostosa e as rosas mais bonitas! Procure seu médico se:

Em caso de dor, calor local, vermelhidão, inchaço, sensação de peso, coceira ou febre sem motivo aparente, procure seu médico imediatamente.


Informações adicionais

Em caso de mastectomia, assim que o médico permitir, inicie o uso de prótese mamária externa para evitar problemas de postura. Você pode continuar com as atividades que fazia antes da cirurgia, mas converse com o seu médico antes de iniciar ou retomar alguma atividade esportiva. Você terá de seguir instruções específicas para medir a pressão arterial e quanto à coleta de sangue e injeções intravenosas, principalmente se você teve linfonodos retirados das duas axilas.


CUIDE DE SUA SAÚDE, SEU CORPO AGRADECE!