Nutrição

Uma alimentação nutritiva composta de alimentos saudáveis é fundamental para manter a boa saúde. A alimentação pode ser responsável pela prevenção e tratamento de inúmeras doenças, como diabetes, hipertensão, desnutrição, obesidade, câncer e outras.

Uma alimentação adequada é parte importante do tratamento oncológico. O paciente em tratamento pode apresentar alguns efeitos colaterais que podem interferir negativamente no estado nutricional. Nem todos os pacientes apresentam efeitos colaterais do tratamento do câncer e estes variam de paciente para paciente, não duram muito tempo e uma alimentação adequada pode diminuir o mal-estar que eles provocam.

Os pacientes que se alimentam adequadamente durante o tratamento de câncer têm mais condições de vencer os efeitos colaterais causados, principalmente, pelos medicamentos e tratamentos neste período.

A Nutrição atua auxiliando na minimização destes efeitos colaterais, auxiliando no bem estar do paciente, na manutenção do peso adequado e na melhor tolerância aos tratamentos realizados, melhorando a saúde e qualidade de vida dos pacientes.

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND), é responsável por toda a parte de produção e distribuição das refeições. O serviço sempre trabalha focado na qualidade das refeições servidas, tanto do ponto de vista nutricional, quanto higiênico-sanitário. O cardápio é elaborado pela nutricionista, sendo composto diariamente por alimentos necessários à uma boa saúde. São servidos diferentes tipos de dietas, de acordo com a prescrição dietética de cada paciente (dieta livre, dieta para diabetes, dieta pastosa, dieta líquida, entre outras). Os pacientes hospedados na Casa de Apoio recebem de cinco a seis refeições diárias. Além dos pacientes da Casa de Apoio, também utilizam deste serviço os acompanhantes, alguns pacientes em tratamento no Hospital do Câncer.

A Nutrição também atua na área de Atendimento ao Paciente. Os tratamentos oncológicos realizados (radioterapia, quimioterapia, cirurgia) e a própria doença podem ocasionar efeitos colaterais que interferem negativamente no estado nutricional do paciente. A nutrição atua no atendimento das intercorrências nutricionais, ou seja, atua auxiliando na minimização dos efeitos colaterais ocasionados pelos tratamentos, com o objetivo de melhorar a ingestão alimentar do paciente e manter ou recuperar o estado nutricional. Também os pacientes que se alimentam por sonda ou ostomia são acompanhados pela Nutrição e recebem dieta enteral específica para cada caso; assim como os pacientes em uso de suplementação nutricional.

As refeições são servidas no refeitório da Casa de Apoio que oferece aos acolhidos diariamente:

1- Café da manhã

2- Almoço

3- Café da tarde

4- Jantar

5- Ceia (lanche da noite)