Prevenção


Apesar dos significativos avanços recentes no tratamento do câncer, o controle da doença depende essencialmente de ações básicas de promoção da saúde, proteção específica e diagnóstico precoce. A educação é a pedra angular sobre a qual se apoiam todas essas ações. A informação e a mobilização social são fundamentais para que a população se sinta sensibilizada a adotar um estilo de vida saudável e submeter-se a exames periódicos de detecção do câncer em sua fase inicial.

A prevenção primária do câncer se refere a toda e qualquer ação de promoção de saúde e prevenção específica voltada para a redução da exposição da população a fatores de risco de câncer. O objetivo é diminuir a ocorrência da doença. A prevenção secundária abrange o conjunto de ações que permitem o diagnóstico precoce da doença e o seu tratamento imediato, aumentando a qualidade de vida e a sobrevida do paciente.

A ACCCOM, no cumprimento de sua proposta de combater o câncer na região Centro-Oeste de Minas, desde a prevenção até os cuidados paliativos, assegurando assim a implantação de ações específicas, propôs uma estratégia de interação da rede de saúde – da rede básica ao centro de referência – baseada fundamentalmente na educação continuada de profissionais de saúde e orientação da população, com o objetivo de redução da incidência de casos novos ou avançados de câncer.

Dentro deste contexto e tendo em vista a situação da população da região centro-oeste de minas, consideramos essencial a manutenção e ampliação do trabalho conjunto com os órgãos públicos no combate ao câncer, interagindo desde a rede básica ao centro de referência, traçando o perfil atual de assistência, identificando prioridades e direcionando ações correspondentes e, principalmente, tornando profissionais de saúde, estudantes e representantes da comunidade, disseminadores de uma mudança cultural de conhecimento e desmistificação do câncer, imprescindível para os avanços em prevenção.

Prevenção nas empresas: Objetivamos estabelecer parcerias e desenvolver ações como a promoção da saúde por meio de palestras, informativos de saúde, programas de prevenção e diagnóstico precoce. Podemos também desenvolver um Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce para se aplicado dentro das empresas com as seguintes opções:

· Palestras de prevenção: sobre diversos tipos de câncer – mama, próstata, pele, pulmão, HPV, Nutrição, entre outros;

· Oncogenética: aconselhamento genético, recomendado para pessoas que apresentam câncer no histórico familiar;

· Atendimento com o consultório itinerante: Realizado na própria empresa conforme necessidade da mesma.

Ações bem-sucedidas que você pode levar para sua empresa afim de investir na qualidade de vida das pessoas que transformam em realidade e sucesso sua estratégia de negócios. As empresas que adotam o programa de prevenção da ACCCOM assumem papel de protagonistas da luta contra o câncer. E a adoção do programa promove a informação e qualidade de vida dos colaboradores.

É a assistência à comunidade a partir de ações, palestras e orientação à população.

Para solicitar nossa presença em sua comunidade, favor preencher os campos abaixo com a maior antecedência possível para que possamos atendê-los.

Todas as solicitações serão analisadas e receberão um retorno.