Psicologia

A Psicologia atrelada ao tratamento oncológico objetiva estudar e tratar os aspectos psicológicos do paciente com câncer, bem como de sua família. Pode-se dizer que esse campo da Psicologia contribui para o processo de enfrentamento da patologia, principalmente nas situações estressoras e também no empoderamento do paciente, no tocante a tomada de decisões conscientes relacionadas ao tratamento.

Da perspectiva de diagnóstico da patologia ao conforto dos familiares, a psicologia contribui significativamente na reestruturação das distorções cognitivas que surgem no adoecimento.

Através das intervenções da Psicologia, é possível promover o resgate da subjetividade do paciente e sua família para além do campo da doença, permitindo ressignificar a situação e elaborar as emoções.

Dos locais de atendimento: No Centro Oncológico da ACCCOM o atendimento de Psicologia destina-se aos pacientes e pessoas que convivem com o câncer (familiares e cuidadores), que estejam em tratamento no Hospital do Câncer, desde o momento em que existe a possibilidade diagnóstica do Câncer, em período pré ou pós operatório oncológico, em Quimioterapia e/ou Radioterapia.

Através da fala, é ofertado ao paciente a possibilidade da construção de um posicionamento mais ativo frente a sua terapêutica e escolhas.

Aos familiares e cuidadores, a psicologia disponibiliza acolhimento emocional, bem como ferramentas para auxiliar no apoio ao paciente e às mudanças decorrentes do tratamento.

Na Casa de Apoio ao Paciente Portador de Câncer, são realizadas dinâmicas que visam fortalecer o comportamento em grupos, senso de responsabilidade consigo e com o outro, a autonomia em relação às demandas do tratamento, a formação de vínculos e o cuidado nas questões psíquicas, bem como outras questões pontuais que possam surgir ao longo do acolhimento.

A psicologia atua também junto à equipe do projeto de Câncer Familial, dando suporte psicoterapêutico com foco exclusivo na expectativa/confirmação de diagnóstico oncológico.

Dentro do atendimento em Cuidados Paliativos, a Psicologia exerce um papel fundamental, psicoeducando o paciente sobre sua atual condição de vida e trabalhando a aceitação de suas emoções diante da finitude, melhorando a qualidade de vida e oferecendo conforto ao paciente.

O mesmo trabalho é ofertado aos familiares de pacientes em Cuidados paliativos uma vez o cuidador precisa adaptar-se a todo um processo de transformação na vida cotidiana.