Psiquiatria


O paciente com câncer tem de lidar com questões psicológicas muito complexas desde que recebe o diagnóstico e pode precisar de ajuda profissional. Como enfrentar o tratamento, o medo do que está por vir, os muitos mitos e o desconhecimento sobre o câncer, a reação da família, dos amigos, como se relacionar no ambiente de trabalho – são as chamadas reações de ajustamento, resultado do impacto da notícia do diagnóstico ou até mesmo do desconforto causado por cirurgias, transplantes, tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Através de uma análise global do paciente, nossos profissionais podem propor protocolos de prevenção ou o tratamento individualizado, a fim de antecipar e ajudar na recuperação. É um acompanhamento psicológico e, quando o diagnóstico sugere que o paciente deva ser medicado, o psiquiatra é quem vai prescrever a medicação e participar do tratamento.

O atendimento é diferenciado e tem como objetivo encontrar a causa do quadro emocional. O resultado é que os pacientes tratados pela Psiquiatria apresentam melhora objetiva em seus sintomas emocionais e em sua qualidade de vida. No entanto, ainda existe certa resistência em procurar esse serviço, muito por conta de desconhecimento em relação à ajuda que pode ser obtida.